"Sites dão prêmios para fisgar internauta"
Fonte: Jornal da Tarde
Um festival de promoções toma conta da Internet
para tentar manter o usuário conectado mais tempo. São distribuídos
carros, viagens,computadores,CDs e livros Fonte: Jornal de Tarde - 27/01/2000
Um festival de promoções toma conta
da Internet para tentar manter o usuário conectado mais tempo. São
distribuídos carros, viagens,computadores,CDs e livros A Internet
também se transformou em uma fonte de prêmios. São carros zero;
viagens para Salvador, Porto Seguro, Miami, Paris; computadores;
CDs; livros e tantos outros. Para participar, e principalmente ganhar
alguma coisa, é preciso ser paciente e persistente.
Primeiro, é necessário cadastrar-se em um dos sites portais - como
Starmedia, O Site, ZAZ, etc. - ou procurar diretamente um site que
oferece prêmios, como Fulano, Best Life e Fique Ligado. Depois,
é só ficar na frente da tela participando dos jogos e brincadeiras
para brigar por um prêmio. Em alguns casos, é mera questão de sorte;
em outros, você deve demonstrar conhecimento suficiente para responder
perguntas formuladas pelo site. Participando de uma simples batalha
naval, por exemplo, você pode ganhar um jet ski .
A analista de sistemas Carmem Silvia Gonzales, de São Paulo, ganhou
um carro Renault Clio na promoção Desafio do Gênio, de O Site. Ela
ficou sabendo da promoção em um show de Lulu Santos patrocinado
pelo portal em novembro. "Achei que era coisa para moleque e entrei
apenas por curiosidade".
A brincadeira era ficar procurando o gênio nas páginas e canais
de O Site e responder às perguntas. "Quando eu não sabia a resposta,
fechava a página sem responder e ligava para pedir ajuda ao meu
filho." Carmem gostou tanto que continua participando de outras
promoções.
Os prêmios têm saído para várias partes do Brasil. Em Brasília,
o índio pataxó Jutaí Matos de Souza ganhou um computador iMac pelo
terceiro lugar no Natal Especial de O Site. Para Caique Severo,
editor-executivo do Terra/ZAZ, essas atividades premiadas na Internet
são elementos fundamentais para aumentar a audiência e buscar a
fidelidade do usuário.
Alexandre Gibotti, diretor-comercial da StarMedia, concorda: "Esta
prática já é uma tendência porque é a mais eficiente ferramenta
promocional da Web". Gibotti diz ainda que uma das dificuldades
era fazer com que o internauta preenchesse um formulário ou respondesse
pesquisas na Web. "Agora ficou mais fácil pesquisar as preferências
de produtos e identificar o perfil do usuário." Para se ter uma
idéia do retorno alcançado com as premiações, só com a promoção
do Magazine Luiza, da StarMedia, que durou três dias, em novembro,
foram cadastrados mais de 9 mil usuários, diz Gibotti.
Regina Piva, gerente de Marketing de O Site, diz que as promoções
são uma tendência que veio para ficar. Segundo ela, serviços como
o Fulano, do ZAZ, viabilizam novas parcerias para divulgação de
marcas.