Record e BestLife preparam programa de entretenimento que procura unir TV e Internet
Estréia em novembro o programa de entretenimento e jogos Clickganhe.com, o primeiro com transmissão simultânea por um canal de TV aberto, no caso a Rede Record de Televisão, e pela Internet, no site de promoções BestLife (www.bestlife.com.br). O programa vai ao ar aos sábados, das 11h30 às 12h, e terá transmissão ao vivo, em seu primeiro mês, apenas para o Estado do Rio de Janeiro. A previsão é chegar a outros Estados nos meses seguintes.
Com um formato ainda inédito no Brasil de interagir TV aberta e Internet, o site BestLife quer usar a força da mídia televisiva para aumentar o tráfego de usuários em seu endereço. O programa terá como alvo o público jovem e trará jogos onde os usuários ganham pontos e prêmios por sua participação. O participante poderá, ao mesmo tempo, ser espectador e internauta: assistir às perguntas colocadas nos jogos via rede Record e respondê-las por meio do BestLife. Quem quiser participar só pela Web também poderá ler as perguntas no site e respondê-las diretamente. "Será o Show do Milhão da Web", diz Antonio Pedro Freire, CEO da BestLife Internet&Business, referindo-se ao programa de Silvio Santos no SBT.
O investimento do site para a criação do programa, entre tecnologia para suportar um número maior de acessos e a contratação de funcionários, não chegou a 500 000 reais. Já a Record, que cuidará de toda a parte televisiva, fez investimentos de cerca de 1,5 milhão de reais para o projeto. Quatro anunciantes vão patrocinar o programa neste primeiro mês.
No ar desde novembro de 1999, o BestLife é um dos poucos sites que deram resultado a curto prazo. Com apenas quatro meses de vida, o negócio já era lucrativo. Hoje o site tem 205 000 usuários cadastrados, registra 18 milhões de page views/mês, e a previsão é encerrar o ano com um faturamento de 1,5 milhão de dólares. Para Freire, o sucesso do site se deve à criação de promoções integradas com os anunciantes. "Buscamos o marketing participativo, em que o usuário se beneficia com os brindes oferecidos nas promoções e o anunciante garante uma publicidade mais eficiente", diz. Os anúncios representam cerca de 60% da receita do site; 25% é garantido pela prestação de serviços a outros sites, como a criação de jogos e promoções; o restante vem das ações de marketing direto, com o envio de e-mails para usuários com anúncios de clientes. Os investidores do site são o Banco Modal e a Ediouro Publicações.