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Sites apostam em prêmios para conquistar internautas
Fonte: Jornal do Commercio

Empresas fidelizam usuários utilizando marketing de incentivo

O Marketing de incentivo tem se mostrado uma ferramenta popular entre as empresas que desejam sobressair na Grande Rede. Para conquistar usuários vale até pagar, literalmente. Muitas páginas oferecem brindes e prêmios, inclusive em dinheiro, para que os internautas naveguem em seu espaço virtual. Pioneiro do gênero no mercado nacional, o BestLife (www.bestlife.com.br) tem aumentado seus usuários em 40% por mês - são 145 mil atualmente - e planeja expansão para outros países da América Latina. Combinando diversão, conteúdo e prêmios, o site registra 9 milhões de page views mensais, com média de permanência de 25 minutos por visitante. Segundo o diretor do site, Antonio Pedro Freire, o BestLife acompanha o crescimento do segmento e caminha para se consolidar no mercado nacional, devendo alcançar a meta de 400 mil cadastrados até dezembro. "Vamos investir cerca de US$ 5 milhões até o final do ano. A verba será direcionada a ações de marketing e infra-estrutura, para assegurar tanto o crescimento no mercado interno, quanto a chegada do site a três países da América Latina", antecipa Freire. De acordo com o executivo, o site está negociando uma nova rodada de captação de recursos, depois de receber um aporte do Banco Modal, dono de 12% do empreendimento.

Patrocínio

Em menos de seis meses, o BestLife distribuiu mais de 10 mil prêmios, garantidos por patrocinadores, como AOL, Ediouro, Varig e Xerox. Uma das principais atrações do site é o Shopping Game, patrocinado pelo canal de vendas Shoptime, que a cada mês oferece três prêmios aos primeiros colocados na disputa virtual. Ao participar da seção BestFriend, o associado também concorre a um automóvel e a uma moto. Por ter indicado centenas de amigos, que se cadastram no site, Bruno Bastos, de Niterói, ganhou um Ford Ka. Ronaldo Schmitt, de Florianópolis, foi premiado com uma Honda Biz. O sortudo, que é gerente de suporte de um provedor de acesso, comemora. "Agora poderei economizar tempo, fazendo em dez minutos o caminho diário do escritório". Ao descobrir o site, Ronaldo decidiu fazer propaganda com amigos e em sua página pessoal. Acabou indicando mais de 200 pessoas que nem conhece. "São as amizades virtuais, que só a Internet traz". Antes, o gerente já havia ganhado uma bicicleta na Grande Rede. "De bicicleta para motocicleta, acho que fui promovido. Estou ficando craque no assunto. Acredito mais no empenho do que na sorte", conclui o internauta, que passa todo o tempo livre grudado em sites que dão prêmios." A diretora de conteúdo da BestLife, Vera Fonseca, explica que a empresa viabiliza o site com venda de propaganda e merchandising, além de ações de marketing adaptadas em necessidades particulares de cada anunciante.

Concorrência

Para despontar na concorrência, a cada dia mais acirrada, Vera aposta em inovações freqüentes. "Por estarmos sempre em contato com os nossos usuários, o que facilita conhecer o perfil do público, estamos sempre desenvolvendo novas diversões e atrações". Vera explica que alguns dos patrocinadores pagam os seus serviços prestados com mercadorias, que são revertidas em prêmios, e outros em dinheiro. "Todos os nossos jogos patrocinados oferecem um link para o site do anunciante. Além disso, temos atrações em que os usuários interagem com a marca ou com o produto do patrocinador", afirma.




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