"Um festival de promoções toma conta da Internet"
Fonte: Jornal da Tarde
São distribuídos carros, viagens, computadores,
CDs e livros Sites dão prêmios para fisgar internauta Um
festival de promoções toma conta da Internet para tentar manter
o usuário conectado mais tempo. São distribuídos carros, viagens,computadores,CDs
e livros A Internet também se transformou em uma fonte de prêmios.
São carros zero; viagens para Salvador, Porto Seguro, Miami, Paris;
computadores; CDs; livros e tantos outros. Para participar, e principalmente
ganhar alguma coisa, é preciso ser paciente e persistente.
Primeiro, é necessário cadastrar-se em um dos sites portais - como
Starmedia, O Site, ZAZ, etc. - ou procurar diretamente um site que
oferece prêmios, como Fulano, BestLife e Fique Ligado. Depois, é
só ficar na frente da tela participando dos jogos e brincadeiras
para brigar por um prêmio. Em alguns casos, é mera questão de sorte;
em outros, você deve demonstrar conhecimento suficiente para responder
perguntas formuladas pelo site. Participando de uma simples batalha
naval, por exemplo, você pode ganhar um jet ski .
A analista de sistemas Carmem Silvia Gonzales, de São Paulo, ganhou
um carro Renault Clio na promoção Desafio do Gênio, de O Site. Ela
ficou sabendo da promoção em um show de Lulu Santos patrocinado
pelo portal em novembro. "Achei que era coisa para moleque e entrei
apenas por curiosidade".
A brincadeira era ficar procurando o gênio nas páginas e canais
de O Site e responder às perguntas. "Quando eu não sabia a resposta,
fechava a página sem responder e ligava para pedir ajuda ao meu
filho." Carmem gostou tanto que continua participando de outras
promoções.
Os prêmios têm saído para várias partes do Brasil. Em Brasília,
o índio pataxó Jutaí Matos de Souza ganhou um computador iMac pelo
terceiro lugar no Natal Especial de O Site.
Para Caique Severo, editor-executivo do Terra/ZAZ, essas atividades
premiadas na Internet são elementos fundamentais para aumentar a
audiência e buscar a fidelidade do usuário. Alexandre Gibotti, diretor-comercial
da StarMedia, concorda: "Esta prática já é uma tendência porque
é a mais eficiente ferramenta promocional da Web".
Gibotti diz ainda que uma das dificuldades era fazer com que o internauta
preenchesse um formulário ou respondesse pesquisas na Web. "Agora
ficou mais fácil pesquisar as preferências de produtos e identificar
o perfil do usuário." Para se ter uma idéia do retorno alcançado
com as premiações, só com a promoção do Magazine Luiza, da StarMedia,
que durou três dias, em novembro, foram cadastrados mais de 9 mil
usuários, diz Gibotti.
Regina Piva, gerente de Marketing de O Site, diz que as promoções
são uma tendência que veio para ficar. Segundo ela, serviços como
o Fulano, do ZAZ, viabilizam novas parcerias para divulgação de
marcas.